Dicas De SEO Para Otimização De Sites Na Internet

Otimização de sites com SEO

A Otimização de sites na internet proporciona a qualquer negócio online uma melhora no seu posicionamento e visibilidade. Bastando para isso a implantação das técnicas de SEO de forma correta.

Acredito que você já saiba sobre SEO e o que ele pode proporcionar de bom ao seu negócio online. Mas caso você seja novo no assunto e esteja com dúvidas, então veja o que é SEO e comece a entender como ele pode ajudar a ranquear o seu site na internet.

As técnicas de SEO podem ser aplicadas tanto em sites novos como também em mais antigos. O objetivo é proporcionar o aprimoramento desses sites nos mecanismos de buscas na internet.

Então vamos às dicas de SEO…

Otimização de Sites Com SEO

Todo e qualquer site que se preze busca sempre estar melhor posicionado perante os seus concorrentes.

E isso não acontece apenas criando o site e colocando conteúdo dentro dele para as pessoas consumirem. São necessárias algumas configurações tanto internamente (SEO On-Page) como externamente (SEO Off-Page). Isso é o que veremos em seguida.

[MENU EM CASCATA ou LISTA DE TEXTOS-ÂNCORA]

1 SEO On-Page (Ajustes Internos)

Dentro do processo de SEO é necessário adotar alguns procedimentos no ambiente interno do seu site visando ter resultados mais relevantes nos mecanismos de busca. Simultaneamente dentro deste processo de otimização de sites é necessário que se façam algumas mudanças:

1.1 Destacando Texto Em Negrito

Procure colocar alguns trechos do texto em negrito para destacar partes importantes que não podem passar desapercebidas pelo leitor. Procure destacar frases que venham prender a atenção, resultando em:

  • Aumento do tempo de permanência dos usuários em seu site.
  • Diminuição do Bounce Rate (Taxa de Rejeição).
  • Proporciona fluidez durante a leitura do texto.
  • Causa uma melhora positiva na experiência do usuário com seu site.

Tenha a atenção de usar o negrito de forma harmoniosa e estratégica. Caso contrário se exagerar no seu uso pode causar confusão para o leitor, fazendo que o mesmo fique perdido e perca o interesse na leitura.

1.2 Selecionando As Palavras-Chave (Keywords)

A escolha da palavra-chave é de fundamental importância para se conseguir melhores resultados nos mecanismos de pesquisa (SERPs), podendo determinar o sucesso de uma estratégia de SEO.

Devemos levar em conta o que você pretende vender, a região, o público-alvo, número de buscas mensais e a concorrência para esta determinada palavra-chave (keyword). Uma das formas mais conhecidas de procurar e analisar palavras-chave é o Planejador de Palavras-Chave do Google, mais conhecido como Google Keyword Planner.

Otimização de sites com palavras-chave

Ao se criar um determinado texto é de fundamental importância saber onde inserir as palavras-chave e a quantidade de vezes que elas serão repetidas (densidade).

Repetição de palavras-chave e otimização de sites

Em relação ao número de repetições das palavras-chave, basta pegar o total de palavras do texto e calcular cerca de 1 a 1,5%. Com isso se achará o número indicado de repetições da palavra-chave.

É importante que as palavras-chave dentro do texto sejam inseridas de forma natural. Proporcionando um texto claro e lógico ao visitante do site.

1.3 Usando A Meta Tag do Título e a Meta Tag da Descrição

A Meta Tag do Título ou Title Tag exibe as palavras que aparecem na barra de título do seu navegador. São essas palavras ou frases que aparecem como o título dos links nos resultados das buscas na internet. A Meta Tag do título faz parte do cabeçalho <Head> do seu site.

Usando meta tag do titulo na otimização de sites

A Meta Tag da Descrição ou Meta Description é o local onde são mostradas de forma resumida as informações do conteúdo de um site, ou de uma página específica. Este recurso ajuda o visitante a entender o que ele vai encontrar se ele visitar o seu site.

Usando meta tag da descrição na otimização de sites

Essa Meta Tag ajuda na otimização de sites melhorando a indexação nos mecanismos de buscas na internet. Ao se criar o texto para a descrição é importante inserir palavras-chave referentes ao assunto que vai ser abordado.

1.4 As Tags de Cabeçalho H1, H2, H3, H4, H5 e H6

As Tags de Cabeçalho possibilitam melhor organizar a estrutura de cada parte do texto dando relevância para o mesmo. A Tag H1 já é usada de forma automática nos títulos das páginas não sendo necessário incluir uma outra. Já a Tag H2 é usada para os parágrafos secundários e assim por diante.

Dentro de um processo de otimização de sites não é obrigatório usar todas as outras tags. Apesar que o seu uso acaba demonstrando um texto bem estruturado em parágrafos e subparágrafos.

Otimização de sites com tags de cabeçalho

1.5 Texto-Âncora

O Texto-Âncora serve para descrever sobre qual assunto se trata um determinado link. O mesmo pode levar para outras páginas do mesmo site ou para sites externos. Podendo aumentar a relevância da própria página em si, mas o maior ganho em relevância será da página de destino.

A palavra usada para construir o texto-âncora deve descrever o que o usuário vai encontrar quando clicar nesse link.

Esta técnica serve também para você organizar os conteúdos e links do seu site. Com isso você ficará sabendo sobre qual assunto é determinado link, para onde ele está apontando, etc.

Um texto-âncora é formado basicamente da seguinte forma:

<a href=”https://www.google.com.br/”>Google</a>

No exemplo acima a palavra Google é o texto-âncora que após ser clicado levará o usuário diretamente para o site https://www.google.com.br.

1.6 Inserindo e Otimizando Imagens

As imagens têm importância fundamental em relação a otimização de sites na internet. Pois se bem trabalhadas e otimizadas, contribuem para um melhor ranqueamento de qualquer site. Não é novidade que para o Google o tempo de carregamento de uma página é fator primordial. Quando otimizadas, as imagens ficam mais leves diminuindo o tempo de carregamento do site.

Existem vários fatores que contribuem para melhorar a otimização de uma imagem, são eles:

  • Nome da Imagem – procurar usar a palavra-chave no nome da imagem, como por exemplo, bolsa-de-couro-vermelha.png.
  • Atributos Title e Alt Text da Imagem – preencher os campos Title e Alt Text com frases diferentes, mas usando sempre a palavra-chave nos dois casos.
  • Formato da Imagem – a imagem tem que ser leve e de boa qualidade, podendo ser nos formatos JPEG, PNG, GIF, SVG e WebP.

1.7 Selecionando O Tema do Seu Site

Os Temas ou Templates são um dos recursos mais importantíssimos na otimização de sites na internet. São eles que darão o estilo e a forma desejada ao seu negócio online. Assim também podem ser trocados por outros, em outras palavras poderíamos dizer que são a roupa do seu site.

Existem milhares de temas que são disponibilizados gratuitamente enquanto outros são pagos. Com tantas opções é importante saber escolher qual tema melhor se adéqua ao seu projeto na internet.

É importante escolher um tema que tenha a ver com o objetivo, público-alvo e o tipo de conteúdo que você vai oferecer no seu site.

1.8 Mapa do Site e o Arquivo Robots

O Mapa do Site ou Sitemap é uma lista de todas as páginas que o seu site possui e o objetivo é de informar aos motores de buscas a relação de todas essas páginas que estão disponíveis. Os Sitemaps informam ainda aos motores de busca se houveram mudanças na estrutura do site, ajudando na indexação de forma mais rápida. É recomendável que se crie uma página específica do sitemap dentro do seu site para que os usuários possam conhecer todas as páginas existentes e consigam entender como o conteúdo do seu site está estruturado.

Para localizarmos o sitemap basta simplesmente digitar a palavra “sitemap.xml” no final do nome do site, apesar que em alguns casos esse nome pode ser um pouco diferente. Vamos à alguns exemplos:

https://www.webnode.com.br/sitemap.xml

https://neilpatel.com/sitemap_index.xml

Já o arquivo Robots é um arquivo em formato de texto (.txt) que pode ser feito usando apenas o programa Bloco de Notas do computador. Depois de pronto ele fica armazenado dentro da raiz do site e é responsável por informar aos rastreadores dos motores de busca quais diretórios do seu site podem ou não ser rastreados.

Para localizarmos o arquivo robots basta simplesmente digitar a palavra “robots.txt” no final do nome do site. Vamos à alguns exemplos:

https://www.webnode.com.br/robots.txt

https://neilpatel.com/robots.txt

Chegamos ao fim da primeira parte sobre as configurações internas do seu site.

Agora vamos à segunda parte das dicas de SEO que envolvem a parte externa e como o seu site deverá estar preparado na internet a partir de agora.

2 SEO Off-Page (Ajustes Externos)

Chegou o momento de vermos algumas dicas sobre a parte da configuração interna do seu site na internet. Lembre-se que você (seu site) está dentro de um verdadeiro campo de batalha em relação aos sites de seus concorrentes. Então vamos aprender alguns procedimentos necessários para se fazer a otimização de sites na internet:

2.1 Criando a Conta do Seu Site No Google Search Console

Para você poder criar a conta do seu site é necessário ter uma conta no Gmail. Após isso é só ir no Google Search Console e entrar com os seus dados e cadastrar o seu site.

Com isso você possa usar várias ferramentas como por exemplo, incluir o sitemap, solicitar indexação de páginas, verificar erros de rastreamento de seu site, etc.

Otimização de sites com o google search console

2.2 Enviando a URL do Seu Site Para o Google

Após você ter criado uma página que contém um artigo do seu site, é necessário “dizer” ao Google que a partir de agora existe uma nova página para ele indexar no seu banco de dados. Nesse caso como estamos buscando fazer a otimização de sites na internet, podemos acelerar esse processo de forma manual. Basta ir no site do Google Search Console, depois em Inspeção de URL e digitar o endereço da página do site, e por fim clicar em Solicitar Indexação. Após isso é só aguardar até que a página seja indexada e comece a aparecer nas pesquisas no Google.

Cadastrando url no google para otimização de sites

Para verificar se realmente o endereço do seu site foi indexado nos mecanismos de buscas do Google, basta aguardar algumas horas ou dias e usar o seguinte código:

site:nomedoseusite.com.br página.

Otimização de sites verificando a url no google

2.3 Criação de Backlinks

Backlinks são links criados por um site e que de forma estratégica apontam para um outro site. É muito importante que dentro de uma estratégia de criação de backlinks sejam obtidos links de sites que sejam de qualidade e de autoridade, com isso o seu site com o passar do tempo começa a ter mais autoridade também.

Otimização de sites usando backlinks

Conseguir links que vem de sites bem ranqueados e de autoridade na internet representa futuramente tornar o seu site também importante para o Google e com isso começar a ranquear melhor nos resultados das buscas. Um dos princípios fundamentais da otimização de sites na internet é a criação de backlinks.

2.4 Criação de Perfis Nas Redes Sociais

Nos dias de hoje se você possui um negócio físico ou virtual é fundamental ter um perfil em uma ou mais redes sociais. A importância de uma “presença social” faz bastante sentido não apenas para o próprio negócio em si ou para os clientes, mas também é importante para o processo de SEO do seu site.

A necessidade de uma relação mais direta e pessoal com o público através das redes sociais, é que vão enriquecer o processo de SEO e darão mais relevância para o seu negócio.

Otimização de sites usando as redes sociais

Quando você cria um post de qualidade que prende a atenção das pessoas e também insere links que levam para outras páginas, isso acaba causando a permanência delas por mais tempo no seu site. Com o passar do tempo os motores de buscas acabam por começar a ranquear o seu site cada vez melhor.

Todo esse processo deixa claro para os mecanismos de busca que o seu site é confiável devido o engajamento que seu público está demonstrando nas suas redes sociais.

Conclusão

A otimização de sites nos principais motores de buscas existentes requer estudo e cuidados necessários em sua implantação.

O seu site deve ser informativo, tendo um tema adequado, conteúdo relevante e de qualidade e com fácil navegação para os usuários.

Os artigos devem ser escritos de forma clara e concisa. As respectivas palavras-chave devem ser distribuídas dentro do texto observando sempre a sua densidade de uso.

As imagens devem sempre ser de boa qualidade, leves e ter textos curtos juntamente com as palavras-chave em seus campos Title e Alt Text.

O site deve sempre possuir um Mapa (sitemap.xml) e o arquivo Robots (robots.txt).

Evite criar artigos com pouco texto e sem uma formatação adequada. O título da página e as linhas do primeiro parágrafo são a parte mais importante do seu site. Inclua as suas palavras-chave dentro desses espaços.

Procure criar links entre as próprias páginas do seu site e também para outros sites do mesmo mercado de atuação. Procure sempre sites de relevância e autoridade.

Não esqueça de se usar as palavras-chave tanto na URL da página e no nome dos arquivos usados no post.

Os algoritmos dos mecanismos de pesquisas com o passar do tempo mudam com frequência. Com isso as táticas de SEO devem acompanhar essas mudanças sempre na busca da otimização de sites na internet.

E então achou o artigo útil?

Se você gostou do artigo deixe o seu comentário abaixo.

Compartilhe nas suas redes sociais e assim podemos ajudar mais pessoas que nem você.

E agora é com você, quais os procedimentos relacionados ao SEO que você já implementou em seu site e que queira somar com as informações deste artigo?

Aguardo a sua participação.

Total de Visitantes: 160