Aprenda O Que é SEO e Como Otimizar Seu Site Na Internet

O que é SEO

Sempre ouvimos falar que quem montou ou está montando um negócio próprio é fundamental ser visto pelo público… e isso é a mais pura verdade! Mas, e para quem deseja começar o seu próprio negócio online trabalhando de casa pela internet? A resposta é que você precisa saber sobre o que é SEO, e depois como otimizar seu site na internet.

Independentemente se o seu negócio é físico ou online, hoje em dia é extremamente necessário ser visto entre os concorrentes.

Afinal de contas, se ninguém te vê como vão saber que você existe não é mesmo?

Para ajudar nessa tarefa trazemos neste artigo informações importantes sobre o que é SEO e como ele pode nos ajudar.

Então vamos lá…

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização Para Mecanismos de Busca é o processo para melhorar as páginas de um site nos mecanismos de busca. É a tentativa de estar melhor ranqueado através das buscas feitas pelas pessoas na internet.

Saber sobre o que é SEO significa conhecer o processo de aumentar o tráfego do próprio site através dos mecanismos de buscas de forma grátis, ou seja, de forma orgânica. Baseia-se em entender qual a intenção do público, o conteúdo que estão buscando na internet e quais as palavras (termos) que estão usando nas pesquisas.

Visibilidade e Ranqueamento

Basicamente o SEO trabalha em dois pontos muito importantes: visibilidade e ranqueamento.

Visibilidade – quando o seu site consegue aparecer com maior frequência nos resultados das pesquisas como respostas aos assuntos pesquisados.

Ranqueamento – quando o seu site consegue se classificar entre as primeiras posições nos resultados dos mecanismos de pesquisas.

Hoje em dia as pessoas usam cada vez mais os mecanismos de buscas para encontrar produtos e serviços, bem como informações sobre determinado problema e suas soluções. Observando isso seu site precisa ter conteúdo de qualidade, ser otimizado e adaptado às necessidades do seu público.

Saber o que é SEO significa aumentar a quantidade e a qualidade de tráfego orgânico para seu site. O tráfego orgânico significa o tipo de tráfego que não é pago, ou seja, é aquele que chega até o seu site de forma grátis. Em contrapartida a isso temos os anúncios pagos onde para que possamos aparecer no topo das páginas de pesquisas temos que pagar por esse tipo de propaganda.

Tráfego orgânico e tráfego pago. O que é SEO.

O processo de SEO torna as páginas de um determinado site mais amigáveis para os mecanismos de pesquisas. Podendo ser localizado, examinado e indexado de forma mais fácil e rápida.

A missão do SEO basicamente é a de posicionar o seu site entre os melhores resultados nas pesquisas orgânicas!

Para melhor entendermos sobre o que é SEO e como otimizar seu site, vamos falar um pouco sobre os mecanismos de pesquisa.

Noções básicas sobre os Mecanismos de Pesquisa

Os mecanismos de pesquisa trabalham buscando e coletando milhares de conteúdos na internet. Após essa coleta é feita a seleção e indexação em sua base de dados. Para responder a uma determinada pesquisa, essas mesmas informações são classificadas de acordo com a sua relevância. À essa classificação final chamamos de ranking.

O algoritmo do Google determina a importância do conteúdo do seu site avaliando se ele é relevante ou não em relação ao que o usuário está procurando, tendo como base vários aspectos como por exemplo: as palavras-chave que o seu conteúdo possui e se elas estão bem incorporadas ao texto, se as imagens são leves e otimizadas, se o conteúdo é bem estruturado, etc. Todas essas informações vêm confirmar a necessidade de você saber o que é SEO e botar em prática no seu negócio online.

Se o seu site fornecer conteúdo de qualidade com as palavras-chave corretas, poderá presenciar de forma constante ao longo do tempo um aumento no volume de tráfego interno de forma grátis (orgânica), diferente da publicidade paga que você precisa ficar investindo dinheiro nas campanhas para que elas apareçam com destaque no topo das pesquisas.

Mesmo existindo a publicidade paga, a presença das mídias sociais e até de outras plataformas na internet, o maior gerador do volume de tráfego ainda continua sendo os mecanismos de pesquisas Google, Yahoo, Bing, etc.

Por isso é fundamental aprender sobre o que é SEO e como otimizar seu site na internet.

Como que funciona o SEO?

Para entendermos bem o que é SEO e como ele trabalha, primeiramente vamos a um exemplo básico. Imaginemos que você vai até o mecanismo de buscas do Google e decide fazer uma pesquisa por um determinado assunto, após essa pesquisa será mostrada uma lista de páginas referente ao que você pesquisou. Mas a grande pergunta é a seguinte:

Como esses resultados chegaram até você e como foram selecionados e organizados?

A resposta para isso é que, independente do mecanismo de busca que você estiver usando, existe um rastreador (robô) que coleta todas as informações referente ao assunto que você está pesquisando, e no fim desse processo o algoritmo do motor de busca retorna com o resultado mostrando para você todos os sites classificados e organizados que tratam do assunto que você pesquisou.

Algoritmo: é uma fórmula usada por cada mecanismo de busca para avaliar as páginas na internet, determinando a sua relevância nos resultados dos mecanismos de pesquisas.

Em outras palavras, quanto mais você otimizar seu site e ele estiver bem ranqueado nas primeiras páginas das buscas, mais chances você terá de as pessoas o acharem nas pesquisas e o visitarem. Esses são os princípios da importância de se saber o que é SEO nos dias de hoje.

SEO On-Page e SEO Off-Page

Todo o processo de implantação do SEO basicamente é feito de duas formas que chamamos de SEO On-Page e SEO Off-Page.

SEO Onpage e Offpage

SEO On-Page significa otimizar seu site por dentro, ou seja, executar configurações na sua estrutura interna que vão desde o conteúdo de seus artigos, imagens, plugins, temas, passando também por aspectos técnicos como alterações nos códigos HTML do seu site, etc. Vejamos alguns exemplos de configurações on-page:

  • Palavras-chave.
  • Meta Tags.
  • Títulos (Headlines).
  • Estrutura de URL.
  • Otimização de imagens.
  • Conteúdo de qualidade.
  • Velocidade do site.
  • Etc.

SEO Off-Page significa melhorar a reputação de seu site através do aumento de sua autoridade, popularidade, relevância e confiabilidade. Este trabalho se dá através da obtenção de backlinks de outros sites que já são bem ranqueados, conceituados e de grande autoridade na internet. Pelo fato desse conjunto de links estarem apontando para o seu site, em outras palavras seria como estarem promovendo e atestando a qualidade do seu site perante os motores de buscas. Resultado disso é que o seu site começa a ganhar autoridade e relevância na internet. Vejamos alguns exemplos de configurações off-page:

  • Troca de links com outros sites de relevância.
  • Perfis nas mídias sociais.
  • O texto-âncora no site do backlink.
  • Guest posts em outros sites de autoridade.
  • Criar a conta do site nos mecanismos de buscas.
  • Etc.

Por que SEO é importante?

Um dos pontos importantes do SEO é otimizar o seu site deixando-o mais amigável para os usuários e para os buscadores. Se a interação com as pessoas é fraca, então o seu site pode sofrer perdas de posições com o tempo.

Aprender o que é SEO é saber expandir a visibilidade de seu site nos mecanismos de pesquisas. Com isso ajudando a melhor classificá-lo nos motores de buscas direcionando para ele mais visitantes.

O que é SEO Importante.

Cada dia que passa mais pessoas usam os mecanismos de buscas para encontrar o que desejam. A maioria do tráfego online que chega ao seu site vem por meio dos mecanismos de pesquisas.

Os mecanismos de pesquisas são mais usados pelas pessoas do que qualquer outro tipo de canal de busca.

Um trabalho de SEO bem estruturado impulsiona o crescimento do tráfego de qualquer site. Com isso sendo possível a captação de novos leads e possivelmente gerando novas vendas.

Conclusão

Não é segredo para ninguém que todo dia ocorrem milhões de pesquisas online, gerando um imenso tráfego de pessoas na internet. Essas mesmas pesquisando por produtos ou serviços específicos, no intuito de tirar suas dúvidas e resolver seus problemas.

Em resposta a isso, cabe a você procurar entender o que é SEO e estar preparado para chamar a atenção dessas pessoas e dar uma resposta satisfatória aos seus anseios. O resultado disso tudo é o seu site se tornar uma autoridade e um ambiente confiável para elas.

Não podemos esquecer que otimizar seu site efetuando mudanças básicas podem fazer uma enorme diferença na forma como os motores de busca vêem o seu site.

Se você planeja ter sucesso com o seu negócio na internet, você precisa saber o que é SEO e começar a implantá-lo em seu negócio online.

Chegamos à conclusão que o emprego das técnicas de SEO podem definir significamente os rumos de qualquer negócio na internet.

E então o que achou do artigo?

Se você gostou do artigo deixe o seu comentário abaixo.

Achou útil este artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e assim podemos ajudar mais pessoas que nem você.

Aguardo a sua participação.

133total visits.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =